A opção de se manter uma dieta vegana vem se tornando uma crescente no Brasil e em todo o mundo. Você conhece alguém que se intitula vegana ou você já se aventurou por essa forma de se alimentar?

Em 2012 o número de pessoas que se diziam veganas era de 8% da população e em 2014 esse número subiu para 14%.

Essa crescente indica o quanto os brasileiros estão buscando alternativas para uma saúde melhor e ter acesso aos benefícios de uma boa alimentação, assim como também acontece com a dieta anti-inflamatória que pode proporcionar ótimos resultados ao funcionamento do organismo.

Já tem alguns anos que a tendência pela busca de um estilo de vida mais saudável, tem movimentado o setor alimentício e direcionado pessoas de todo o mundo para a dieta vegana.

Se você quer saber mais sobre a dieta vegana e entender como essa forma de alimentar pode proporcionar grandes melhorias na sua qualidade de vida, o conteúdo de hoje vai dar bons parâmetros sobre o assunto.

O que é a dieta vegana

Ao longo dos anos, a alimentação vem sendo usada não só para satisfazer uma necessidade básica do corpo que é a absorção de energia através do alimento, mas também como forma de cuidar da saúde e de prevenir doenças.

Assim como existem dietas específicas para tratar ou controlar uma doença, como é o caso da diabetes, por exemplo, existe também o tratamento com a ozonioterapia que atua no cuidado de diversas patologias, mas para que qualquer uma dessas intervenções citadas sejam funcionais, é preciso seguir o tratamento conforme orientação dos especialistas.

Com a dieta vegana também funciona assim! Bons resultados na saúde e na qualidade de vida virão se a dieta for feita com cuidado.

As pessoas que adotam uma dieta vegana, excluem totalmente de suas vidas o consumo de tudo o que é de origem animal, incluindo, os produtos de beleza ou de vestuários que de alguma forma fazem o uso do animal, seja para teste ou como parte do produto.

O que é diferente do vegetarianismo, no qual as restrições ao consumo de produtos de origem animal fica restrito apenas à alimentação.

Esse tipo de alimentação restritiva contribui bastante para o bom funcionamento do organismo, inclusive para facilitar o processo de cuidados após realizar uma sessão de hidrocolonterapia que serve justamente para fazer uma limpeza profunda do intestino mas, para que a dieta traga benefícios à saúde, é importante que ela seja seguida da maneira mais correta possível, do contrário o efeito pode ser prejudicial à saúde.

Como seguir a dieta vegana de forma correta

A dieta vegana se concentra na alimentação puramente de origem vegetal e exclui do cardápio derivados de animais como o ovo, os laticínios e até mesmo o mel, por isso, algumas opções de alimentação para seguir nessa dieta seria:

Folhas

Alface, couve e rúculas são só alguns exemplos das várias opções de folhagem que se pode inserir na alimentação. Inclusive, o uso do limão para temperar essas folhas é um acréscimo na absorção de ferro pelo organismo.

Temperos

Usar a cebolinha e a salsa para temperar os alimentos ajuda não só a dar mais gosto na comida, mas também na prevenção contra a anemia.

Grãos e sementes

Chia, quinoa, semente de girassol e semente de abóbora são alimentos bem comuns na rotina da dieta vegana. Os grãos são excelentes fontes de vitamina do complexo B por isso não devem ficar de fora das refeições.

Leguminosas

Aqui estão os alimentos que são fontes de proteínas. Grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, amendoim e soja são ótimas opções para incluir na refeição.

Oleaginosas

Amêndoas, avelã, castanha e linhaça são alimentos que fazem parte da dieta vegana por conter muitos nutrientes, mas aqui existe uma ressalva de atenção com as porções diárias, pois essas são comidas naturalmente calóricas.

Cereais

As versões integrais dos cereais são as melhores opções para dar maior sensação de saciedade e também são os que contém maior quantidade de nutrientes.

Arroz, quinoa, milho e aveia são cereais indispensáveis na alimentação.

Vegetais

Preferir os vegetais de folhagem no tom do verde escuro é uma ótima opção para inserir cálcio, ferro, vitaminas e ácido fólico no organismo através da comida.

Exemplos desses vegetais são os brócolis, a couve, o almeirão e a taioba, por exemplo.

E além dessas opções, as frutas, as algas, os cogumelos, a proteína de soja e a carne de jaca são opções que também são benéficas para a saúde e podem ser inseridas em uma dieta vegana.

Importante lembrar que a dieta vegana assim como qualquer outra mudança na alimentação precisa, em um cenário ideal, contar com o acompanhamento de um especialista que possa ajudar nessa mudança de hábitos alimentares.

A dieta vegana somado a outros processos de limpeza do organismo

As razões que levam milhares de brasileiros e de pessoas ao redor do mundo a incluírem na rotina uma alimentação totalmente vegana tem várias razões. Pode ser em defesa do meio ambiente e dos animais ou pode ter outras razões pessoais.

Mas, o que não muda são os benefícios e as mudanças que uma pessoa pode sentir no corpo ao incluir essa alimentação em sua rotina.

Pensando pelo lado do funcionamento do organismo como um todo, as vantagens da dieta vegana são muitas para a saúde e para contribuir com os tratamentos que visam fazer a limpeza das toxinas do organismo, como é o caso da hidrocolonterapia, por exemplo.

Para os pacientes que buscam por esse tipo de tratamento, a dieta vegana é bastante recomendada pelos médicos por contribuir muito com o processo da hidrocolonterapia, pois essa dieta permite que o paciente consiga os melhores resultados com o tratamento.

Outro processo que também faz muito bem ao corpo quando é somado à dieta vegana é o detox no corpo, pois o hábito de destoxificar o organismo ajuda o corpo a eliminar as toxinas que se acumulam ao longo do tempo.

Aqui na clínica Dr. Ozônio3, recomendamos que o processo de detox seja feito junto a um composto de etapas variadas que vão potencializar os efeitos do detox.

As etapas sugeridas incluem o processo de detox, as mudanças no lifestyle para que os resultados possam ser prolongados e a realização do processo de hidrocolonterapia que entra como um grande complemento para se alcançar os resultados esperados e ter uma vida mais saudável.

Benefícios da dieta vegana para a saúde

Além das combinações benéficas que a dieta vegana pode ter com outros processos de limpeza do organismo, existem também os benefícios que podem ser sentidos apenas com a alimentação vegana na rotina.

Alguns desses benefícios são:

Eficácia contra doenças cardíacas

A dieta vegana é extremamente benéfica para a redução das doenças cardíacas, pois seus alimentos contêm baixos níveis de colesterol e gorduras saturadas que são os responsáveis pelo entupimento das veias e artérias e que podem levar ao infarto.

Diminuição do nível de açúcar no sangue

As dietas veganas ajudam na maior sensibilidade à insulina, o que representa menores chances de desenvolver a diabete do tipo 2.

Ajuda no combate das dores da artrite

Além de ajudar na melhora da saúde de pessoas que sofrem com a artrite reumatoide, a dieta vegana também melhora os sintomas de inchaço nas articulações e nas dores.

Dieta rica em nutrientes

Tendo em vista que a carne e os laticínios são substituídos por alimentos integrais e por nutrientes que estão presentes nos grãos, nas frutas, nos legumes e nas sementes, a alimentação de forma geral ganha mais fibras e antioxidantes através dos vegetais.

Além desses benefícios, manter uma dieta vegana vai contribuir para o bom funcionamento do organismo de uma forma mais leve a não sobrecarregar todo o sistema que faz com que um corpo seja mais saudável.

Manter uma alimentação sem produtos de origem animal não só é possível, como também é extremamente saudável para o bom funcionamento do corpo. Mas, para que essa forma de se alimentar realmente dê certo, é importante que além do planejamento, tenha também o acompanhamento de especialistas.

Os benefícios da hidrocolonterapia para o organismo é semelhante aos benefícios de uma dieta vegana, pois ambos contribuem para um corpo com menos impurezas\ absorvidas através de alimentos industrializados.

E para ter acesso a mais informações ricas e valiosas sobre saúde e qualidade de vida, continue acompanhando o blog da Saúde com Ozônio e visite o site Detox Dr. Ozônio3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *